Decorreu em Ourique, mais uma sessão de Walking Football, uma modalidade desportiva adaptada para maiores de 50 anos, que está a ganhar cada vez mais adeptos em Portugal e no mundo.
O 𝗪𝗮𝗹𝗸𝗶𝗻𝗴 𝗙𝗼𝗼𝘁𝗯𝗮𝗹l (𝗼𝘂 𝗳𝘂𝘁𝗲𝗯𝗼𝗹 𝗮 𝗮𝗻𝗱𝗮𝗿) é uma variante do futebol tradicional projetada para pessoas com mais de 50 anos. A modalidade permite que os participantes desfrutem dos benefícios do desporto sem a pressão física de correr ou realizar movimentos mais intensos, como saltos ou carrinhos. Esta abordagem torna-o perfeito para pessoas que procuram manter-se ativas, melhorar a saúde física e mental, e construir laços sociais num ambiente descontraído e acolhedor.
Esta modalidade está a revolucionar a prática desportiva em várias partes do mundo, promovendo a longevidade ativa e combatendo alguns dos maiores desafios da terceira idade: o isolamento, o sedentarismo e a depressão. Estudos e iniciativas internacionais apontam que o Walking Football não só melhora os índices de saúde física, como também reforça a autoestima e promove o convívio, fatores fundamentais para uma vida equilibrada.
Este evento foi realizado nesta sexta-feira, dia 7 de fevereiro, no Centro de Convívio de Ourique na aula de Terapia Ocupacional da Universidade Sénior com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), da Associação de Futebol de Beja, da Câmara Municipal de Ourique, do Centro de Saúde de Ourique, do Grupo Desportivo de Santa Luzia e de outras entidades locais. Esta demonstração em Ourique foi mais um exemplo de como iniciativas locais podem fazer uma diferença significativa na comunidade.